No último final de semana, o Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO) promoveu o primeiro “Trote Solidário” em parceria com o Simero Acadêmico, contando com a participação das atléticas Muralha, Maceta, Marreta e Predadora das faculdades de medicina de Porto Velho. O evento tinha como objetivo central a promoção de um trote responsável e socialmente consciente para os calouros que ingressaram nos cursos de medicina no ano de 2023.
“Este projeto chamado Trote Solidário é um marco para nossa comunidade médica e acadêmica. O nosso propósito como um todo é fortalecer laços de solidariedade e responsabilidade social desde o início da jornada dos futuros médico, em uma ação que reforça nosso compromisso com a saúde da população e o bem-estar de todos”, destacou a presidente do Simero, Flávia Lenzi.
A iniciativa abarcou tanto a doação de alimentos, que aconteceu no sábado (7), em quatro unidades do Supermercado Meta 21, quanto a doação de sangue, que já vinha ocorrendo na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron).
“O projeto vai além de uma simples ação. É uma demonstração de que a medicina não se limita às salas de aula, mas se estende para servir à sociedade. Estamos moldando profissionais médicos com um forte senso de responsabilidade social”, comentou o coordenador do projeto Simero Acadêmico, Elessandro Dutra.
O “Trote Solidário” englobou todas as faculdades de medicina da capital, com ênfase na doação de sangue e na arrecadação de alimentos. A união de esforços para promover um trote responsável e solidário demonstra o comprometimento dos estudantes com a comunidade e com valores fundamentais da medicina, como a solidariedade e o cuidado com o próximo.
O presidente do Simero Acadêmico, Osmar Pessoa, agradeceu a participação de todos e a parceria da entidade. “Foi um primeiro ano de realização do Trote Solidário. Tivemos um bom resultado de arrecadação e doação, mas sabemos que foi uma semente plantada e esperamos aumentar no próximo ano”, afirmou.