Conheça um pouco mais da história da SIMERO.
Com O Simero ao seu lado, você pode ter certeza de que seus direitos estão sendo respeitados.
Nós trabalhamos por melhores salários, condições de trabalho mais seguras, segurança no emprego e tratamento justo no local de trabalho.
Até a década de 80, a Associação Médica de Rondônia (AMR) sempre esteve liderando todos os movimentos médicos que foram desencadeados no estado e em nível nacional. Com a crescente migração de médicos para Rondônia, havia a necessidade de criar um sindicato médico que pudesse representar a categoria nos embates profissionais, na luta por melhores condições de trabalho, melhores salários, e outras reivindicações da classe.
Quase todas as outras profissões de saúde já dispunham de seus sindicatos, no entanto, faltava o Sindicato Médico. Rondônia se diferenciava dos outros estados da federação pois todos os médicos, ou quase todos, eram servidores públicos, funcionários do Governo Federal. A perseguição política e administrativa aos líderes classistas, era uma prática muito comum naquela época e, por isso, ninguém queria se expor.
O então Presidente da AMR, Dr. Aparício Carvalho de Morais, delegou a árdua missão de fundar o Sindicato ao Médico Dr. Samuel Castiel Júnior. Porém, para que isso acontecesse, havia a necessidade de criar, em primeira instância, uma Associação Profissional de Médicos de Rondônia, a qual, se exigia dois anos de funcionamento regular, para transformar-se em Sindicato.
Assim sendo, a categoria médica do Estado foi convocada para uma reunião em setembro de 1982, que tinha como finalidade a criação da Associação Profissional dos Médicos de Rondônia (APMRO), que aconteceu no auditório da Associação Comercial de Rondônia, localizada no centro comercial de Porto Velho.
Na classe médica, haviam vários candidatos a cargos eletivos e, durante a reunião, alguns candidatos tentaram dar um cunho político ao encontro, visando apoiar determinado candidato a deputado estadual. Para acomodação dos ânimos, ficou acordado a união das duas chapas que concorriam. O Dr. José Adelino da Silva ficou com a presidência, enquanto o Dr. Samuel Castiel Júnior como seu vice.
No ano seguinte ao pleito eleitoral partidário, Dr. Samuel Castiel assumiu a presidência após a renúncia do colega Adelino. Passado os dois anos necessários, Dr. Samuel procurou a Delegacia Regional do Trabalho de Rondônia para dar início a transformação da Associação Profissional em Sindicato Médico de Rondônia.
Naquela época, o então Ministro do Trabalho era o Dr. Almir Pazzionoto, que mobilizou milhares de metalúrgicos da região do ABC paulista durante a greve de 1978. Com a intermediação de Rubens, a Carta Patente para fundação do Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO) saiu em menos de seis meses, quando o tempo de espera chegava a quase dois anos.
Dr. Samuel Castiel – Médico Fundador
Presidente
Secretário Geral
Suplente Diretor de Imprensa e Comunicação
Diretor de Formação e Cultura
Vice-Presidente
Primeiro Secretário
Suplente Diretor Organização e Relações Sindicais
Diretor de assunto do interior
Suplente Secretário Geral
Tesoureiro
Diretor de departamento de apoio ao graduando e pós-graduação em medicina
Suplente primeiro secretário
Suplente tesoureiro
Diretor de assuntos jurídicos
Suplente de assuntos jurídicos
Diretor de imprensa e comunicação
Diretor de informática
Delegado representante junto a federação efetivo
Suplente delegado representante junto a federação efetivo
Suplente de diretor de informática
diretor organização e relações sindicais
Suplente diretor de formação e cultura
Diretor de relações sociais e eventos
Suplente diretor de relações sociais e eventos
Suplente diretor de departamento de apoio ao graduando e pós-graduação em medicina
Delegado representante junto a federação efetivo
Suplente diretor de assuntos interior
Membro conselho fiscal
Membro conselho fiscal
Membro conselho fiscal
Suplente conselho fiscal
Suplente conselho fiscal
Suplente conselho fiscal
Suplente delegado representante junto a federação efetivo
Juntos em defesa dos Médicos Rondonienses!