A presidente do Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO), Flávia Lenzi, acompanhada do conselheiro do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (CREMERO) Spencer Vaiciúnas, realizou na quinta-feira (11), uma visita à Maternidade Municipal Mãe Esperança, que atualmente está passando por reformas. Todo o atendimento foi temporariamente transferido para o antigo Centro de Referência de Atendimento da Mulher em Porto Velho.
A visita foi motivada por queixas de colegas médicos recebidas na semana passada e teve como objetivo verificar essas reclamações, especialmente relacionadas às escalas de trabalho. A equipe foi recebida pela diretora geral e pelo diretor clínico da maternidade, que mostraram todas as dependências do local, recentemente reformado e atualmente adequado para atender ao fluxo de pacientes.
Durante a inspeção, duas questões principais foram identificadas e serão notificadas à Secretaria Municipal de Saúde. A primeira é a falta de anestesistas em alguns plantões, o que representa um risco significativo para o atendimento. O diretor clínico, que está respondendo também pela direção técnica durante as férias da diretora técnica, foi orientado sobre as medidas a serem tomadas, e essa questão será formalmente notificada à Secretaria de Saúde.
A segunda questão observada foi a necessidade de banheiros separados para os profissionais de saúde nos locais de repouso. Com plantões de 12 a 24 horas, é essencial que haja banheiros masculinos e femininos adequados para o uso dos profissionais. Atualmente, dois quartos atendem oito pessoas no repouso, mas apenas um banheiro não é suficiente.
“A fiscalização é fundamental para garantir a qualidade do atendimento e as condições de trabalho da classe médica. Continuaremos a acompanhar de perto a situação e a cobrar as melhorias necessárias para que todos os pacientes e profissionais sejam devidamente atendidos”, afirmou a presidente do SIMERO, Flávia Lenzi.