Na última terça-feira (15), a presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero), Flávia Lenzi, esteve presente em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Porto Velho para debater sobre a crise no setor aéreo no estado. Durante a reunião, foram discutidos os impactos dos recentes cancelamentos de voos, uma situação que tem gerado grande preocupação para a população
A crise no setor aéreo de Rondônia ganhou destaque após as companhias aéreas Azul e Gol anunciarem a redução de voos no estado, alegando questões judiciais. Essa medida, além de afetar diretamente os planos de viagem de inúmeras pessoas, também tem consequências mais amplas, impactando negativamente o desenvolvimento econômico tanto de Rondônia quanto da região Amazônica.
“A redução dos voos intermunicipais, além de ser uma preocupação para toda a população, também constitui uma questão que impacta diretamente a capacidade de atendimento e a qualidade dos serviços de saúde em Rondônia. Estamos apreensivos com a possibilidade de que pacientes e médicos venham a enfrentar desafios ainda maiores para assegurar o acesso a cuidados adequados, dada a falta de infraestrutura, quantidade de voos e os elevados custos das passagens”, ressaltou a presidente do Simero, Flávia Lenzi.
Flávia Lenzi e outras lideranças presentes ressaltaram a necessidade de diálogo entre companhias aéreas, autoridades locais e representantes das áreas afetadas. A colaboração visa encontrar alternativas viáveis para restaurar um serviço aéreo de qualidade e cobertura intermunicipal abrangente.