Na última semana, a presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero), Flávia Lenzi, o secretário-geral, Elessandro Dutra, e a assessora jurídica da entidade, Danielle Garcez, se reuniram com o secretário da SESAU-RO, Jefferson Ribeiro da Rocha, na sede da SESAU-RO, em Porto Velho. O encontro contou também com a presença do presidente do Cremero, Lucas Levi.
A reunião teve como objetivo apresentar ao secretário as pautas debatidas pela classe médica em Assembleia Geral no dia 19 de abril, foram apresentados 11 itens que foram firmados durante a reunião que debateu a valorização profissional, reposição de perdas inflacionárias, reajuste real da remuneração dos servidores e outras demandas.
Posteriormente, a comitiva do Simero também se reuniu com o deputado estadual Ezequiel Neiva, para apresentar as pautas discutidas pelos profissionais médicos. Durante a reunião, Neiva ouviu atentamente as reivindicações e assegurou que apoiará a classe médica na busca por melhorias.
Flávia Lenzi destacou a importância das reuniões como um primeiro passo em direção ao avanço nas demandas da classe médica. “Levar nossas pautas ao governo foi uma etapa fundamental. Na SESAU, o secretário de Estado da Saúde considerou nossas propostas justas e procedentes, especialmente em relação à remuneração por produção e à promoção após os estágios probatórios. A criação de uma carreira única para médicos também foi apontada como de fundamental importância”, afirmou a presidente do Simero.
Além das questões salariais, a presidente frisou a relevância de debater as condições estruturais de trabalho dos médicos em Rondônia. Ela explicou ainda que essas questões andam juntas com a pauta salarial, e que uma nova reunião com o secretário de Estado da Saúde está agendada para o dia 27 de maio para dar continuidade às discussões.
“As reuniões demonstram o compromisso do Simero em buscar soluções para os desafios enfrentados pela classe médica em Rondônia, e destacam a importância de manter um diálogo aberto e construtivo com autoridades públicas para alcançar melhorias na saúde do estado”, completou a presidente do Simero.