A presidente do Sindicato Médico de Rondônia (Simero), Flávia Lenzi, esteve presente em uma série de encontros em Brasília, na última semana, ao lado de representantes de outros sindicatos médicos e da Federação Médica Brasileira (FMB). Durante a visita, realizaram encontros no Ministério da Saúde e Frente Parlamentar da Medicina (FPMed).
No Ministério da Saúde estavam a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e os secretários do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes, Helvécio Magalhães e Laíze Rezende. Durante o encontro, foi entregue à ministra Nísia a Carta de Fortaleza, documento que reúne os principais eixos da saúde e da medicina defendidos pela FMB, demonstrando a preocupação do Simero e de outras entidades médicos com as pautas da categoria.
Além disso, o presidente da FMB, Tadeu Calheiros, acompanhado por representantes do Simero e de outros sindicatos de médicos da base, também se encontrou com o presidente da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), senador Hiran Gonçalves, para discutir questões relacionadas à carreira médica de Estado, ao Revalida e às escolas médicas, bem como a representação da FMB nos fóruns de decisão políticos do Brasil.
“A participação ativa do Simero nas reuniões em Brasília evidencia o compromisso do sindicato em defender os interesses dos médicos de Rondônia e de todo o país, buscando melhorias na carreira médica, na qualidade do atendimento à população e na representação da categoria em instâncias políticas e de negociação”, ressaltou a presidente, Flávia Lenzi.
Melhorias para hospitais universitários
Outro importante encontro foi com o administrador da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Fausto Figueira de Mello Júnior. O Simero destacou a necessidade e importância do movimento sindical médico estar representado na mesa de negociação da Ebserh, onde são discutidas melhorias para os hospitais universitários.