O Sindicato dos Médicos de Rondônia (Simero), em conjunto com o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) e a Associação Médica de Rondônia (AMB-RO), promoveu uma reunião de grande importância para a categoria médica no estado, na segunda-feira (15). O encontro, realizado na sede do Cremero, teve início às 18h e contou com a participação de diversas entidades médicas, além de representantes do Poder Legislativo.
Com a presença de mais de 300 médicos, a reunião foi palco de discussões sobre a valorização profissional, necessidade de reposição salarial e as péssimas condições de trabalho enfrentadas na saúde pública do estado.
Estiveram presentes a presidente do Simero, Flávia Lenzi; o presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hiran Gallo; pelo Cremero: o presidente do Cremero, Lucas Levi Sobral, e conselheiro, Cleiton Cassio Bach; e o presidente da AMB-RO, Rodrigo Pascoal. Destacou-se também a presença dos deputados estaduais Cirone Deiró, Luizinho Goebel e Ribeiro do Sinpol, bem como do deputado Cássio Gois, que participou remotamente. Além disso, os deputados Alex Redano, Luís do Hospital e Ismael Crispim enviaram representantes. O diretor de comunicação da Federação Médica Brasileira (FMB), Edmar Fernandes, também participou do evento de forma remota.
A presidente do Simero, Flavia Lenzi, destacou o evento como um momento de união e integração da classe médica. “Agradecer a presença e participação de todos os médicos engajados nessa luta pela valorização da classe. É importantíssima a presença e participação de todos nesta importante discussão sobre a nossa classe. O Simero está comprometido em lutar sempre pelos médicos de Rondônia, buscando incessantemente a valorização e o reconhecimento da nossa categoria”, ressaltou.
Durante a reunião, foram abordados diversos pontos relacionados à valorização profissional, reposição salarial dos médicos e as condições da saúde pública em Rondônia. Todos os participantes tiveram a liberdade de expressar suas opiniões e indagações.
Durante a participação do Simero, a presidente da entidade apresentou algumas reivindicações e anunciou uma Assembleia Geral Extraordinária para a próxima sexta-feira (19), com primeira chamada para 17h, no Cremero. Nessa ocasião, serão discutidos os temas apresentados. “Foi exibida uma minuta para os participantes para que possamos deliberar na AGE sobre cada um dos itens e, é claro, acrescentar outras demandas, caso a categoria opte”, disse Flávia Lenzi.
Ao fazerem o uso da palavra, os deputados presentes mostraram-se solidários à causa da classe médica, o que demonstra a relevância das demandas discutidas durante a reunião.
A busca por melhores condições de trabalho e valorização da profissão médica permanece como um objetivo central das entidades representativas da classe em Rondônia.