Presidente do Simero leva proposta de segurança ao Governo

Notícias Importantes

Projeto apresentado por Dr. Luis Eduardo Maiorquin ao secretário estadual de Saúde prevê presença de policiais da reserva nas unidades de saúde de Rondônia

O presidente do Sindicato dos Médicos de Rondônia (Simero), Dr. Luis Eduardo Maiorquin, apresentou nesta semana ao secretário estadual de Saúde, Jefferson Ribeiro da Rocha, um projeto que visa reforçar a segurança nas unidades de saúde do estado. A proposta busca proteger médicos, outros servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) diante do aumento de ocorrências de violência nessas unidades.

Durante o encontro, Dr. Maiorquin destacou que a iniciativa sugere a atuação de policiais militares da reserva (RR) que fariam a segurança patrimonial e preventiva em plantões dentro das unidades hospitalares.

— A proposta seria trazer militares da reserva para ficar de plantão dentro das nossas unidades de saúde, onde está havendo esses eventos com risco aos servidores médicos, não médicos e até mesmo aos usuários do sistema — explicou o presidente do Simero.

O secretário de Saúde, Jefferson da Rocha, acolheu a proposta e afirmou que dará encaminhamento à pauta, envolvendo também a Secretaria de Segurança Pública.

— Vamos conversar com o secretário de Segurança Pública, Coronel Vital, e com o comandante da Polícia Militar, Coronel Braguin, para abrir esse diálogo. Acreditamos que há essa possibilidade — afirmou Rocha. Ele explicou que os policiais aposentados poderiam atuar em uma espécie de patrulhamento dentro dos hospitais, garantindo que os profissionais consigam exercer suas funções com tranquilidade.

Ao final do encontro, o presidente do Simero agradeceu a receptividade do secretário: “Obrigado por essa abertura. Os profissionais da saúde precisam se sentir seguros para atender à população com dignidade”, concluiu Maiorquin.

A expectativa é de que nos próximos dias o projeto seja discutido junto às autoridades de segurança pública do Estado, abrindo caminho para sua possível implementação ainda este ano.

Compartilhe :

Defendemos o Seu Direito!!

Jornada de trabalho saudável e justa, condições adequadas de trabalho e proteção contra assédio e discriminação, formação continua para manter suas habilidades e conhecimentos atualizados são fundamentais para garantir a saúde e segurança dos profissionais de saúde e, consequentemente, dos pacientes.

Não perca nenhuma novidade