O Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO) protocolou, nesta semana, um ofício à Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), solicitando a suspensão provisória do ponto eletrônico aos profissionais que atuam nas unidades de saúde do estado. A solicitação se deve em razão do risco de contaminação da Covid-19, que tem aumentado o número de casos nas últimas semanas.
A presidente do SIMERO, Flávia Lenzi, explica que a decisão do envio do ofício foi tomada para evitar o aumento de contaminação entre servidores da saúde. A entidade levou em consideração também Nota Técnica nº. 16/2022-CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS do Ministério da Saúde, que alerta quanto ao aumento do número de casos e constatação da circulação de novas linhagens da variante de ômicron, com ênfase nas sublinhagens BQ.1*, BA.5.3.1.
“A utilização do ponto biométrico já é por si só um possível propagador do vírus. Além disso, causam filas e aglomerações que podem aumentar os riscos de contaminação, transmissão e propagação. Ação que poderá causar risco iminente à saúde dos servidores e, por consequência, seus familiares”, ressaltou a presidente do SIMERO.
O SIMERO destacou ainda que a medida deve ser garantida, visando a preservação de vidas. “Esperamos a sensibilização da Sesau-RO neste momento, visando a proteção para com os profissionais que estão diretamente ligados ao controle e ao tratamento da doença”, completou Flávia Lenzi.