O Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO) completa nesta quinta-feira (8) um ano de doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) no combate à pandemia da Covid-19. Os materiais - avental, máscaras e face shields - vêm sendo distribuídos por todo o estado ao longo da campanha e até para o Acre. Iniciada em 2020, as doações da entidade já disponibilizaram mais de 51 mil equipamentos, que ajudaram a proteger médicos e demais profissionais de saúde.
A presidente do SIMERO, Flávia Lenzi, explica que desde abril de 2020 a instituição tem realizado a entrega de EPIs, a maioria dos materiais fabricados pela instituição. "Foi uma missão que estabelecemos no início da pandemia, garantir a preservação da vida de médicos nas unidades de saúde de nosso estado. Pois sabemos que sem a garantia do bem-estar dos servidores da saúde que estão na linha de frente desta batalha, todos nós perdemos. Pensando nisso, o SIMERO estabeleceu essa meta de distribuir EPI’s de qualidade às unidades de saúde de Rondônia", ressaltou a presidente.
O médico Álvaro Galvão, que atua em Ji-Paraná, destacou o trabalho realizado pelo SIMERO. "Fui incumbido, em nome da presidente, Dra. Flávia Lenzi, de fazer a entrega dos materiais na cidade de Ji-Paraná, no atendimento aos pacientes com Covid-19. Nesse momento, os profissionais de saúde que estão à frente do combate à doença, passam a ser valiosos na linha de frente, porque estão colocando sua saúde também exposta. Assim, o sindicato quer efetivamente participar e contribuir na proteção de todos os médicos”, salientou o médico.
Em uma das entregas realizadas em 2020, o EPI's foram destinados à Secretária Municipal de Saúde de Ji-Paraná. “Essas ações são importantíssimas. Essas máscaras hoje são equipamentos valiosíssimos. É uma ação importantíssima! A gente agradece muito! É muito relevante poder contar com pessoas e instituições que são parceiras nesse momento. Pessoas que têm esse comprometimento. Muito obrigado!”, comentou o secretário municipal de Saúde na época da entrega, Rafael Martins Papa.
Em Jaru, a médica sindicalizada Sônia Beatriz Lopes Marreiros participou da entrega de EPI's ao setor especializado em Covid-19, Unidade Sentinela, e também às equipes externas de epidemiologia responsáveis pelo monitoramento externo e tratamento em domicílio dos casos suspeitos e confirmados da doença. “Uma honra poder colaborar com a campanha que o SIMERO vem fazendo para auxiliar profissionais no atendimento aos pacientes com Covid-19”, afirmou.
Além de Rondônia, o SIMERO chegou a enviar EPI's para colaborar com os colegas do Acre, o gesto foi motivo de agradecimento do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (SINDMED/AC). "Agradecemos ao SIMERO, que fez essa doação para os médicos daqui de nosso estado. Agradecemos pela doação das máscaras, os capotes (aventais), e os capacetes faciais (Face Shields). Toda a diretoria do SINDMED/AC agradece ao SIMERO, na pessoa da Dra. Flávia”, disse a primeira-secretária do SINDMED-AC, Jacqueline Fecury, na época ao receber os equipamentos.