O Sindicato Médico de Rondônia (SIMERO) participou da força-tarefa de atendimento médico a moradores do bairro Aponiã, no pátio da Escola Municipal Senador Olavo Gomes Pires, em Porto Velho, realizada nesta sexta-feira (24). O SIMERO apoiou a ação da prefeitura, efetivada por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), doando o lanche servido aos médicos e com a entrega de equipamentos de proteção individual (EPIs). O foco da iniciativa foram os pacientes com sintomas do novo coronavírus (Covid-19), detectados após mapeamento e busca ativa na denominada “Campanha Covid Zero Aponiã”, que percorreu 46 ruas do bairro.
Para a presidente do SIMERO, Dra. Flávia Lenzi, a força-tarefa é necessária para o controle da Covid-19, que vem subindo o número de casos em Porto Velho. “Estou muito contente com esta ação, até mesmo porque o SIMERO foi um dos primeiros a solicitar essa iniciativa da prefeitura, que visa identificar e também prevenir o número de pessoas infectadas, com a testagem dos casos suspeitos de contágio”, declarou.
Como tem feito desde o início da pandemia, a Dra. Flávia realizou a entrega de capotes, máscaras cirúrgicas triplas e protetor facial (face shield). “Uma das nossas principais preocupações é com a segurança dos médicos. Se protegermos os nossos colegas que estão na linha de frente no combate à doença, garantimos que haja mais profissionais trabalhando e também coibimos o aumento do número de infectados”, alertou.
Ainda na ocasião, a presidente do SIMERO foi enfática em dizer que a preocupação com a higiene é fator determinante para o controle da Covid-19. “É como eu venho frisando desde o início, temos que ter a chamada etiqueta respiratória: usar máscara, não passar a mão na boca, nariz e nos olhos; lavar sempre as mãos e, se não tiver como ficar em casa, tomar banho, escovar os dentes e limpar os objetos de uso frequente, como por exemplo, capinha e celular, óculos, entre outros. Tomando esses cuidados, nós estamos evitando o contágio pelo novo coronavírus”.
Também presente na força-tarefa, o prefeito Hildon Chaves acompanhou os trabalhos e agradeceu a todos os apoiadores, incluindo o Sindicato Médico de Rondônia.
Atendimentos
Cerca de 10 médicos, enfermeiros, técnicos, agentes de saúde e profissionais da Unidade de Saúde da Família Aponiã estiveram envolvidos na ação que atendeu aproximadamente 400 pessoas, sob a coordenação da Semusa, através do Departamento de Atenção Básica (DAB).
Demais ações
Segundo a prefeitura informou, outros bairros com maior densidade populacional e locais com maior incidência da doença também serão contemplados, em breve, com ações nos mesmos moldes e estrutura.