Durante cinco dias, a presidente do Sindicato Médico de Rondônia, Flávia Lenzi, e representantes do SIMERO estiveram em quatro municípios de Rondônia com objetivo de visitar as unidades de saúde locais e conversar com os médicos que trabalham na região.
Pimenta Bueno, distante cerca de 520 quilômetros de Porto Velho, foi a primeira cidade visitada.
A comitiva do sindicato conversou com médicos lotados no Hospital e Maternidade Ana Neta. Uma ordem de serviço para reforma da unidade foi dada pela prefeitura em 2011, porém a obra ficou parada por quase seis anos.
"As obras já foram retomadas e toda a parte elétrica do hospital foi doada pela indústria de bicicletas da cidade. O que mais ficamos perplexos é como que um município como Pimenta Bueno, com quase 38 mil habitantes sofre com a falta de especialidades médicas. Relatou Dra. Flávia Lenzi.
O Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta atende cerca de 180 pacientes diariamente das cidades de Pimenta Bueno, Espigão D’Oeste, Primavera de Rondônia e região. A unidade possui salas para cirurgias, porém nenhum procedimento é realizado por falta de cirurgiões e anestesistas na cidade.
Já em Espigão do Oeste, o sindicato visitou a Unidade Mista De Saúde. Diferente de Pimenta Bueno, cirurgias de média complexidade são realizadas no hospital, pois em alguns dias da semana há cirurgiões e anestesistas para realização de procedimentos como hérnia e apendicite. Os de alta complexidade são encaminhados para Cacoal.
Cacoal e Ministro Andreazza também receberam a visita da diretoria do Sindicato Médico de Rondônia com objetivo de verificar “in loco” as circunstâncias de trabalho oferecidas pelo serviço público de saúde. A interiorização tem o objetivo dar assistência e aproximar a entidade do médico que trabalha no interior de Rondônia.