Dando continuidade ao programa SIMERO SEM PARAR a comitiva do Sindicato dos Médicos de Rondônia (SIMERO) visitou unidades de saúde de mais cinco municípios do cone sul do estado.
Em Colorado, recebida pela diretora da unidade, Izabel da Silva e o Secretário de Saúde Gilmar Vedovoto e o médico Lourivaldo Luciano de Lucena, a comitiva visitou o Hospital Municipal Dr. Pedro Granjeiro Xavier.
Com 50 leitos registrados, o hospital não realiza cirurgias, quando a população de Colorado precisa, são encaminhados para o Hospital Regional de Vilhena ou de Cacoal.
“A medicação supre em quase 90%. Temos dois médicos de plantão diariamente e duas vezes por mês temos dois ortopedistas. Nossa unidade atende cerca de 170 pacientes. Temos um projeto de reforma já aprovado pela Agevisa para melhorar a saúde de Colorado.” Explicou diretora da unidade.
O secretário de saúde conta a emergência do hospital foi equipada e novos equipamentos já foram adquiridos como camas elétricas, aparelhos de ultrassons, entre outros. Segundo ele, cerca de R$2 milhões foram investidos. Até o final do ano a diretoria do hospital municipal pretende capacitar a equipe para abertura do centro cirúrgico.
Cabixi
A Unidade Mista de Saúde de Cabixi está em reformas. Com isso, algumas salas de atendimento foram transferidas para outra parte do prédio.
A diretora da unidade, Janete Rodrigues conta que “remédios e materiais hospitalares nós temos suprir a demanda de pacientes. Nossa maior dificuldade são os profissionais. Temos três médicos, mas ainda assim fica difícil de fechar a escala.”
Na oportunidade, a comitiva conversou com Dr. João Batista de Lima, médico plantonista que trabalha na unidade de saúde há mais de vinte anos. Assim como em Colorado, também não são realizadas cirurgias no hospital. Por dia são atendidos cerca de 40 pacientes.
Pimenteiras
Também em reformas, o Hospital de Pequeno Porte conta com um médico plantonista/dia. Segundo o secretário adjunto de saúde, Moisés Penha. A expectativa é que até novembro o novo prédio seja inaugurado. A falta de profissionais também é um problema em Pimenteiras, na maioria dos dias, o hospital conta com a Dra. Marcela Vedana.
“Eu vim para Pimenteiras para ficar um mês e me apaixonei pela cidade. E estou há quase sete anos exercendo meu ofício aqui. É longe, a cidade é pequena, mas se ninguém colocar para fazer, as coisas nunca avançam.” Enfatizou Dra. Marcela.
Corumbiara
O secretário de saúde de Corumbiara, Fábio Júnior de Carvalho está à frente da diretoria da unidade de saúde do município, até que um novo diretor seja empossado.
O hospital conta com quatro médicos plantonistas. Entre eles, Dra. Tânia Maria Barbosa, que recebeu Dr. Francisco Novaes e outros membros do sindicato.
“Eu sou sindicalizada porque vejo que a classe não trabalha sozinha e é bom contar com a união e a força da categoria mesmo distantes da capital ou de outros polos da saúde. Aqui em Corumbiara temos muita vontade de fazer as coisas melhorarem.” Contou Dra. Tânia.
Cerejeiras
A última cidade visitada nesta etapa do SIMERO SEM PARAR foi Cerejeiras. No hospital do município ficam dois médicos de plantão. Ao todo são quarenta leitos e às terças-feiras são realizadas cesarianas.
“Nesta região, os municípios sofrem porque não temos profissionais suficientes. Conversei com três secretários para ajudar na contratação de mais médicos mas não obtivemos resposta.” Contou Ederson Lopes, diretor do Hospital São Lucas.
“Estamos fazendo esse programa de interiorização para dar segurança aos nossos médicos sindicalizados. Estamos indo “in loco” para saber as condições de trabalho, os contratos e saber se eles estão resguardados.” Explicou Francisco Novaes, Presidente Interino do SIMERO.
Os médicos Carlos Eduardo Shimerman e Antônio Marcos da Silva conversaram com Dr. Francisco Novaes sobre a importância da interiorização do sindicato. E sugeriram representantes do SIMERO em algumas cidades de Rondônia.
A interiorização do SIMERO começou no mês de março. Ji-Paraná foi a primeira cidade visitada pela comitiva. Também receberam os diretores do Sindicato Médico de Rondônia Guajará-Mirim, Nova Mamoré, distrito de Extrema, Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Cacoal, Chupinguaia e Vilhena. Outras viagens de aproximação estão pré-agendadas para acontecerem ainda este ano.